top of page

O IMPACTO DO USO DE ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 VIA PARENTERAL NO PERFIL INFLAMATÓRIO DE PACIENTES SÉPTI

As mortes causadas por sepse na unidade de terapia intensiva (UTI) são precedidas, frequentemente, do desenvolvimento de insuficiência múltipla dos órgãos, resultante de inflamação descontrolada.


A utilização de ácidos graxos do tipo ômega-3, principalmente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), tem demonstrado ser capaz de atenuar os efeitos da inflamação não controlada e melhorar o prognóstico destes pacientes.

O IMPACTO DO USO  DE  ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3

Um estudo inglês, recém-publicado, foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos do uso parenteral de ômega 3 (0,092g EPA+DHA/kg de peso/dia) em pacientes sépticos. Sessenta pacientes críticos com diagnóstico de sepse foram randomizados para receber ômega 3 parenteral uma vez por dia na dose de 2 mL/kg/dia durante 14 dias; ou apenas os cuidados médicos padrão, sendo que quarenta e um pacientes (21 no grupo ômega 3 e 20 no controle) foram avaliados por meio de amostras de sangue nos dias 0,1,2,3,5,7,10 e 13.


Os resultados apresentaram redução da quantidade de ácido araquidônico (AA) em relação a quantidade de EPA + DHA, além da redução da mortalidade de pacientes do grupo ômega 3 (13,3%) em comparação com o do grupo controle (26,7%), apesar desta diferença não ter sido estatisticamente significativa houve ainda, uma redução na razão AA/EPA+DHA que foi associada com uma melhora significativa da sobrevida.

Os autores concluíram que o fornecimento de dose elevada de ômega 3 resultou em um aumento rápido e significativo dos níveis de EPA e DHA, assim como a redução na razão AA /(EPA+DHA) associada a maior sobrevida.


Referência: Hall TC, Bilku DK, Neal CP, Cooke J, Fisk HL, Calder PC, Dennison AR. The impact of an omega-3 fatty acid rich lipid emulsion on fatty acid profiles in critically ill septic patients. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids. 2016 Sep;112:1-11.



Central V.O.C.E. (dúvidas, sugestões, elogios e reclamações) (21) 3035-2800


bottom of page