top of page

DÉFICITS DE ENERGIA, E PROTEÍNA EM PACIENTES COM TCE


DÉFICITS DE ENERGIA E PROTEÍNA

Os pacientes com traumatismo crânio-encefálico (TCE) tendem a apresentar importante déficit energético e proteico durante sua internação na unidade de terapia intensiva (UTI). Sabe-se que ambos os déficits estão relacionados com piora da evolução clínica. Contudo, a oferta nutricional após a alta da UTI não foi até então avaliada.


Um estudo recém-publicado teve como objetivo quantificar a oferta de energia e proteínas ao longo de toda a hospitalização de pacientes críticos com TCE. Foram admitidos pacientes adultos com TCE moderado a grave (Glasgow 3 - 12) sendo coletados dados sobre a oferta energética e proteica durante toda a internação hospitalar. Pacientes que receberam a dieta oral tiveram a quantificação de energia e proteína calculada via pesagem das porções de diferentes alimentos antes e após a ingestão em três dias pré-especificados em cada semana.


O déficit acumulado foi calculado através da diferença entre a ingestão média e as metas nutricionais estimadas. Trinta e sete pacientes com idade média de 45,3 anos e APACHE II de 18 (IQR: 14 e 22) foram avaliados por 1512 dias. A duração média da estada na UTI e enfermaria foi de 13,4 (IQR: 6,4 e 17,9) e 19,9 (9,6 e 32,0) dias, respectivamente.


Durante todo o período de hospitalização foi observado um déficit acumulado de 18.242 ±16642 kcal e 1315 ±1028 g de proteína. A oferta de energia e proteína foram menores na UTI do que na enfermaria (1798 x 1980 kcal, p = 0,015; 79 x 89g de proteína, p = 0,001). Dentre as justificativas para as interrupções de nutrição enteral ou oral estavam; jejum para cirurgia ou procedimentos e problemas relacionados ao paciente.


A conclusão do estudo é que pacientes com TCE internados em UTI apresentam déficits de energia e proteína que persistem após a alta da UTI, levando a deficiências consideráveis ao longo de toda a hospitalização.

Referência: Chapple LS, Deane AM, Heyland DK, Lange K, Kranz AJ, Williams LT, Chapman MJ. Energy and protein deficits throughout hospitalization in patients admitted with a traumatic brain injury. Clin Nutr. 2016 Feb 23.




Central V.O.C.E. (dúvidas, sugestões, elogios e reclamações) (21) 3035-2800


bottom of page