top of page

NUTRIÇÃO PARENTERAL SUPLEMENTAR: RESULTADOS PRELIMINARES TOP-UP STUDY


Resultados Preliminares TOP-UP Study

As recomendações das diretrizes nutricionais diferem sobre o uso de nutrição parenteral suplementar (NPS), e os dados de ensaios clínicos existentes não são conclusivos. Estudos observacionais recentes mostram que as quantidades de energia e proteína ofertadas no início da terapia nutricional no doente grave afetam o desfecho clínico, especialmente para pacientes com índices de massa corporal (IMC) abaixo de 25 ou acima de 35. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito da suplementação de nutrição parenteral à nutrição enteral (NE) para pacientes com baixo peso ou obesidade em unidades de terapia intensiva (UTI).


Os autores realizaram um ensaio clínico multicêntrico (11 centros de 4 países), randomizado e controlado, em pacientes adultos com mais de 72 horas de ventilação mecânica e com IMC <25 ou ≥ 35 kg/m 2 . Os pacientes foram randomizados para receber NE exclusiva ou NPS + NE para atingir 100% da meta nutricional prescrita por 7 dias após a randomização. No total, 125 pacientes foram incluídos. Os pacientes no braço NPS + NE tiveram um aumento significativo da oferta energética e proteica (p <0,0001). Não foram observadas diferenças de desfecho entre os grupos, incluindo nenhuma diferença no risco de infecção. Foram observadas tendências de redução da mortalidade hospitalar e resultados funcionais no grupo NPS + NE versus o grupo NE exclusiva.


Os autores concluem que a oferta de NPS aumentou significativamente a oferta proteico-calórica durante a primeira semana de UTI sem risco aumentado de infecção. Dada a viabilidade e tendências encorajadoras na mortalidade hospitalar e parâmetros funcionais, se faz necessário um estudo de maior magnitude sobre o uso de NPS em doentes críticos com alto risco nutricional.



Referência

Wischmeyer PE, Hasselmann M, Kummerlen C, Kozar R, Kutsogiannis DJ, Karvellas CJ, Besecker B, Evans DK, Preiser JC, Gramlich L, Jeejeebhoy K, Dhaliwal R, Jiang X, Day AG, Heyland DK. A randomized trial of supplemental parenteral nutrition in underweight and overweight critically ill atients: the TOP-UP pilot trial. Crit Care. 2017 Jun 9;21(1):142. doi: 10.1186/s13054-017-1736-8.




Central V.O.C.E. (dúvidas, sugestões, elogios e reclamações) (21) 3035-2800


bottom of page